Notícias



16maio / 2018

Por que fazer ações de eficiência energética?

Preço da eletricidade sobre 50% acima da inflação de 1995 a 2017

 

Com lugar cativo nas despesas das famílias, a fatura de energia elétrica compromete cada vez mais o orçamento dos brasileiros, porque sobe acima da inflação há décadas. De 1995 até o ano passado, aponta estudo do Instituto Ilumina, a tarifa média praticada no país aumentou 50% mais do que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

 

Não à toa, o Brasil tem o quinto megawatt/hora (MWh) mais caro do mundo, de quase US$ 243. E as perspectivas não são boas. A privatização da Eletrobras e a proposta do governo para solucionar o impasse das garantias das usinas hidrelétricas têm potencial para aumentar ainda mais a conta de luz nos próximos anos, segundo analistas.

 

O diretor do Instituto Ilumina, Roberto Pereira D’Araújo, explica que a alta acima da inflação é até maior, porque o cálculo da instituição é feito pela tarifa média, e os valores subsidiados para consumidores de baixa renda e do programa Luz para Todos puxam o resultado para baixo. “Para a indústria, a alta foi 130% acima do IPCA”, revela. Isso ocorre, esclarece D’Araújo, por conta de uma série de custos que foram incluídos na fatura ao longo dos anos .

A obrigatoriedade de contratação de energia de reserva, a criação de taxas para manter órgãos de fiscalização, operação e comercialização, acúmulo de encargos setoriais e subsídios inflaram a fatura ao longo de décadas. O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, ressalta que, apenas em 2018, os subsídios dentro da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que abrange a maior parte dos encargos setoriais, somam R$ 18 bilhões. “O problema é que entram na conta e não saem mais, quando deveriam ser temporários”, diz.

Outros links sobre o assunto:

 

Custo de energia passa a ser 2ª maior despesa de supermercados

 

Grupo Pão de Açúcar investe em projetos de eficiência energética

 

Fonte: Correio Braziliense – Coelho Assessoria – consultoriatax@coelhoassessoria.com.br

 

 

Notícias Relacionadas

Contato: (11) 3644-7699 / (11) 3533-3923 / (11) 4445-4688 / (11) 98718-0211 / (11) 97308-0465

Coelho Assessoria © 2013 Copyright | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - contato@coelhoassessoria.com.br

>>